Jericoacoara, conhecida carinhosamente como “Jeri”, é um paraíso natural no nordeste do Brasil. Suas dunas imponentes, praias intocadas e águas cristalinas do oceano Atlântico atraem visitantes de todo o mundo, é famosa pelo lindo pôr do Sol, pela vila charmosa com ruas de areia e pela vibe descontraída.
Jeri é um pequeno paraíso de águas doces e salgadas na costa oeste do Ceará. Tem uma estrutura turística invejável, a 300 km de Fortaleza, com excelentes restaurantes, bares com forró ao vivo e hotéis conhecidos no país inteiro. E o melhor: sem perder o jeitinho de vila de pescador.

Informações importantes

  • Não há agências bancárias em Jericoacoara.
  • Praticamente todos os estabelecimentos comerciais aceitam PIX e cartões de crédito e débito.
  • Todo visitante deve pagar a taxa de turismo no valor de R$ 41,50 pelo período de até 10 dias. Caso a sua estadia ultrapasse este período, é cobrado R$ 4,15 por dia, por pessoa.
  • Não é permitido entrar na vila com carro.

O que fazer em Jeri

Ao mesmo tempo em que Jericoacoara é um lugar para relaxar com uma caipirinha na mão, não decepciona quem quer aventura em meio às dunas. Isso em um dos cenários mais lindos e preservados do nosso Nordeste.
Com a localização centralizada da Pousada Mansomar, facilitará seu acesso para conhecer as mais variadas opções de restaurantes e barzinhos dessa vila encantadora. É comum que a maioria dos turistas passem o dia conhecendo as lindas atrações turistas da região e nos dias de descanso, relaxem na Praia Principal de Jericoacoara ou na Praia da Malhada.

Principais passeios de Jericoacoara

Os principais roteiros de passeios são divididos em 03 opções, que são:

Passeio Leste: É o passeio que inclui as atrações turÍsticas mais procuradas, como Lagoa do ParaÍso e Lagoa Azul onde tem as famosas redinhas dentro da agua cristalinas e excelente gastronomia para almoçar, há também duas lagoas artificiais de água azul turquesa com estrutura para passar o dia como o Buraco Azul e o Lagun Beach, como lindas areas fotogênicas para levar os melhores registros de Jeri. Na volta do passeio as dunas do parque de Jericoacoara te encantam, depois de temporadas de chuvas é possível aproveitar lindas lagoas em meio as dunas e a atração a parte é contemplar o por do Sol de um dos locais mais lindos de Jeri.

Passeio Oeste: A região do Mangue Seco é a primeira passada do roteiro do litoral oeste, com um ponto de observação de cavalos marinhos e um cenário peculiar de árvores secas retorcidas na foz do Rio Guriú.
O passeio inclui a passagem por dunas grandiosas, onde dá para fazer esquibunda, e tem a parada final na Lagoa do Tatajuba, que tem um escorregador que termina dentro da água e a lagoa é cercada por bons restaurantes.

Passeio da Barrinha: A Barrinha ainda é um passeio pouco explorado na região de Jericoacoara, com uma praia tranquila, dunas majestosas e comida maravilhosa. Sem falar que o pôr do sol por ali é um dos mais incríveis do Ceará. Em época de chuva, as dunas formam lagoas rasas de água morna e cristalina, que lembram as dos Lençóis Maranhenses. No passeio é possÍvel conhecer o Club Munzuar Pier e passear de jetsky ou lancha nas lagoas na região.

Atrações acessíveis a pé

Praia Principal: Se sua intenção é mergulhar no mar, a Praia de Jericoacoara é a orla junto à vila e tem a melhor infraestrutura para os visitantes, com restaurantes à sombra de árvores, hotéis pé na areia e ambulantes vendendo de tudo. Alguns estabelecimentos têm cadeiras e sombreiros que facilitam a vida de quem não quer se preocupar com muita coisa, e há também um beach club na Praia de Jeri, o ClubVentos, com lounge bar, espreguiçadeiras e bangalôs.

Praia da Malhada: Ao lado, fica a Praia da Malhada, bem menos frequentada que a vizinha ilustre e sem nada de infraestrutura. O cenário muda totalmente também, tendo como moldura os paredões do Morro do Serrote.

Pedra Furada: A Malhada é caminho para a Pedra Furada quando há maré baixa, em uma caminhada de aproximadamente uma hora passando por cavernas, piscinas naturais e pedras de formatos curiosos. A Pedra Furada é um símbolo de Jeri, é uma grande rocha em forma de arco moldada pela ação das ondas. Se a maré está alta, é necessário ir por cima do Morro Serrote, é possivel vê a trilha logo que entra na Vila de Jeri, é uma caminhada bonita que proporciona uma vista linda de Jericoacoara de cima.

Vila de Jericoacoara: Na Vila de Jericoacoara, o mais gostoso é se embrenhar pelas charmosas ruazinhas de areia, descobrindo lojinhas e restaurantes maravilhosos. Durante a noite a vila “acorda”, barzinhos e restaurante têm música ao vivo, especialmente forró, há festas de pagode sem lugar fixo, e o Café Jeri é o point de quem gosta de música eletrônica.